Vestibular 2017.2

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Atividades DATAS
Período de Inscrição 10 a 28 de julho
Solicitação de isenção de taxa de inscrição até 14 de julho
Resultado pedidos de isenção de taxa de inscrição 25 de julho
Data limite para pagamento de taxa de inscrição 31 de julho
Prova de Habilidade Específica 20 de agosto
Resultado da Prova de Habilidade Específica 28 de agosto

No momento da inscrição o candidato deverá escolher uma modalidade (licenciatura ou bacharelado) e também uma ênfase (regência, composição, canto ou instrumento).

O Teste de Habilidade Específica será realizado no bloco BW, Campus de Campina Grande, em dois horários de 8h às 12h (PTSD) e das 14h às 18h (PPI).

O Teste de Habilidade Específica é constituído por uma Prova de Teoria, Ditado e Solfejo (PTSD) e por uma Prova Prática Instrumental (PPI). O repertório específico de cada ênfase encontra-se abaixo, bem como o conteúdo a ser estudado para a PTSD.

1.1 BOMBARDINO (Bacharelado e Licenciatura)
- Andante, Osvaldo Lacerda
- Leitura à primeira vista (a obra será fornecida pela banca no dia do exame)
- Uma obra de livre escolha
- Três escalas de livre escolha

O repertório de Bombardino encontra-se disponível na secretaria do Curso de Música.

1.2 CANTO (Bacharelado)
1 - Uma leitura à primeira vista de uma melodia acompanhada.
O candidato poderá ler mentalmente a melodia por 1 minuto, antes de executá-la. Esta leitura será avaliada segundo os seguintes critérios:
Melodia: altura correta, afinação, estabilidade do centro tonal.
Ritmo: proporção e divisão correta dos valores rítmicos, pulso e fluência.
Fraseado: noção de frase, legato

2 - Uma ária ou canção italiana do período barroco (século XVII);
Repertório geralmente identificado como “ária antiga italiana”, encontrado nos álbuns Arie Antiche de Alessandro Parisotti (Ed. Ricordi); La flora (Ed. Hansen) e coleções como Twenty four Italian arias and songs (Ed. Schirmer).

3 - Uma Canção Brasileira de Câmara;
(Compositores sugeridos: Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro, Camargo Guarnieri,
Waldemar Henrique, Lorenzo Fernandes, Carlos Gomes e Francisco Mignone)

4 - Uma ária de ópera dos períodos barroco ou clássico (séculos XVII ou XVIII);

5 - Uma canção de câmara europeia do século XIX, podendo ser um Lied (canção alemã) ou uma Mélodie (canção francesa).

1.3 CANTO (Licenciatura)
Apenas os itens 1, 2 e 3 da modalidade 1.1 Canto (Bacharelado).

Observação: o candidato poderá fazer a prova de canto acompanhado pelo pianista de sua preferência. O candidato que não tiver um pianista deve entregar 3 dias antes da prova uma cópia extra do seu repertório na secretaria da UAAMI, em envelope devidamente identificado, para que o pianista correpetidor da Unidade o acompanhe. Sem cumprir esta exigência, o candidato estará desclassificado.

1.4 CLARINETE (Bacharelado e/ou Licenciatura)
- Um estudo de técnica livre do método H. Klose
- Uma peça Melodia solo de Osvaldo Lacerda

1.5 COMPOSIÇÃO (Bacharelado)
- Tocar uma obra de livre escolha no instrumento de preferência
- Entregar uma composição original (escrita pelo próprio compositor), notada em partitura.
- Prova escrita de composição. Os candidatos terão que continuar um fragmento musical apresentado no momento da prova.

1.6 CONTRABAIXO (Bacharelado)
- Estudo de escalas e arpejos até duas oitavas (Escalas de Sol maior e Lá maior)
- Billé, Isaia - Gli Strumenti ad Arco ed i Loro Cultori (1928) – Nuovo Método Per Contrabaixo 1ª Curso Teorico Prático - Estudo N. 90 in Sol maior (pg 54)
- Benedetto Marcello – Sonata n. 3 (primeiro e segundo movimentos)

1.7 CONTRABAIXO (Licenciatura)
- Estudo de escalas e arpejos até duas oitavas (Escalas de Sol maior e Fá maior)
- Billé, Isaia - Gli Strumenti ad Arco ed i Loro Cultori (1928) - Nuovo Método Per Contrabaixo 1ª Curso Teorico Prático – Estudo N. 64 in Ré maior (pg 46).
- Benedetto Marcello – Sonata n. 2 (primeiro e segundo movimentos)

1.8 FLAUTA DOCE (Licenciatura)
- Um estudo para Flauta Soprano ou Contralto (Autor livre)
- Uma peça de livre escolha
- Leitura à primeira vista (a obra será fornecida pela banca no dia do exame)

1.9 GUITARRA (Produção Musical)
- Prelúdio nº 3 de Heitor Villa-Lobos
- Uma peça para leitura à primeira vista (a partitura será fornecida na hora do teste)
- Digitação das seguintes Escalas em duas oitavas: Mi maior, Sol maior, Ré menor, Lá menor, Mi menor e Si menor.

1.10 PIANO (Bacharelado)
- Um movimento rápido de sonata clássica de Haydn, Mozart, ou Beethoven
- Uma Invenção a 3 vozes de J. S. Bach
- Um estudo de velocidade a escolher entre:
a) Cramer, Op. 50
b) Burgmuller, Op. 105
c) Moszkowsky, Op. 91 ou Op.72
- Uma obra brasileira OU uma obra do século XX de livre escolha

1.11 PIANO (Licenciatura e/ou Produção Musical)
- Uma peça de livre escolha
- Aus der Kinderwelt, Op. 74, no. 6: "Das Lied von Widewidewitt" de Cornelius Gurlitt

1.12 REGÊNCIA (Bacharelado)
O candidato inscrito para a prova de Regência deverá ensaiar, por 20 minutos, uma das seguintes obras:
- Sicut Cervus – G. P. Palestrina

- Gloria sei dir gesungen – J. S. Bach (Cantata 140)

- Kyrie – Missa em Sol (F. Schubert)

A obra será sorteada 15 minutos antes da realização da prova, período que os candidatos poderão se preparar para o ensaio. Haverá um grupo de cantores e um pianista à disposição dos candidatos para a realização do ensaio. Ao longo do ensaio, o candidato deverá estar apto para cantar as partes instrumentais e vocais sem auxílio de instrumento. Além do ensaio, o candidato deverá apresentar três obras, de livre escolha, em seu instrumento. O objetivo é avaliar o domínio técnico e a expressividade interpretativa. A banca avaliadora poderá arguir o candidato para esclarecer pontos que julgar necessários.

1.13 SAX (Licenciatura)
- Estudo em Lá menor (Andantino – método Amadeu Russo)
- Estudo em Sol maior (método Amadeu Russo)
- Sonata para saxofone, Henri Ecles

1.14 TROMBONE (Bacharelado e Licenciatura)
- Três entre as trinta escalas maiores e menores
- Uma peça de livre escolha
- Leitura à primeira vista (a obra será fornecida pela banca no dia do exame)

Os candidatos que tocarem trombone tenor deverão apresentar a seguinte obra
- Andante, Osvaldo Lacerda

Os candidatos que tocarem trombone baixo deverão apresentar a seguinte obra
- Peça Concertante, Gilberto Gagliardi

O repertório de Trombone (Tenor e Baixo) encontra-se disponível na secretaria do Curso de Música.

1.15 TUBA (Bacharelado e Licenciatura)
- Tuba, filho da “pauta”, Dimas Sedícias

O repertório de Tuba encontra-se disponível na secretaria do Curso de Música.

1.16 VIOLA (Bacharelado)
-Uma escala com três oitavas;
-Estudo de R. Kreutzer No. 6;
-Concerto em Mib maior de K. F. Zelter (1º movimento com cadência)

1.17 VIOLA (Licenciatura)
-Uma escala com duas oitavas;
- Estudo de F. Wohlfahrt, opus 45, No. 31 (Book II);
- Concerto No. 2 de F. Seitz (3º movimento).

1.18 VIOLÃO (Licenciatura ou Produção Musical)
- Um dos 10 Estudos de F. Sor (Edição Andrés Segovia)
- Escala de Dó maior, Sol maior, Ré menor, Lá menor, Mi menor e Si menor, do Livro
I, de Abel Carlevaro.
- Uma peça para leitura à primeira vista (a partitura será fornecida na hora do teste)

1.19 VIOLÃO (Bacharelado)
- Uma das peças da Suite Popular Brasileira, Heitor Villa-Lobos
- Um dos 10 Estudos de F. Sor (Edição Andrés Segovia)
- Escala de Sol maior, Ré menor, Lá menor, Mi menor e Si menor, do Livro
I, de Abel Carlevaro.
- Uma peça para leitura à primeira vista (a partitura será fornecida na hora do teste)

1.20 VIOLINO (Bacharelado)
-Uma escala com três oitavas;
-Estudo de R. Kreutzer, No. 8 (Editado por Ivan Galamian);
-Concerto em lá menor de A. Vivaldi (3º movimento).

1.21 VIOLINO (Licenciatura)
-Uma escala com duas oitavas;
-Estudo de H. E. Kayser opus 20, No.5;
-Concerto No. 2 em Sol maior de F. Seitz (3º movimento).

1.22 VIOLONCELO (Bacharelado e/ou Licenciatura)
- Uma escala em 3 ou 4 oitavas com arpejo
- Bach: Bourrees I e II da Suite III para violoncelo solo

- Uma peça de livre escolha

PROVA DE TEORIA SOLFEJO E DITADO (PTSD)

Conteúdo:

I. Noções elementares de notação musical: 1. Notação musical: altura dos sons no pentagrama; características do pentagrama. 2. Claves: de Sol e de Fá na 4ª linha. 3. Termos e expressões musicais. 4. Sinais de articulação e dinâmica.

II. Valores rítmicos e compassos: 1. Compasso: barra de compasso; barra dupla; barra final. 2. Fórmula de compasso: unidade de compasso; unidade de tempo. 3. Compasso simples; compasso composto. 4. Divisão dos tempos em um compasso; organização métrica do compasso. 5. Síncope e contratempo. 6. Quiálteras.

III. Intervalos: 1. Intervalos maiores. 2. Intervalos menores. 3. Intervalos aumentados, diminutos e justos.

IV. Escalas e acordes: 1. Escalas maiores e menores; 2. Tríades maiores, menores, aumentadas e diminutas; 3. Armaduras – tons vizinhos. 4. Tétrades.

A avaliação de Solfejo e Ditado do PTSD será realizada através de ditados rítmicos e melódicos. Os ditados serão gravados e o tempo para as respostas estará previsto na própria gravação. Após o término dos ditados, o candidato terá que solfejar, individualmente, duas melodias que serão apresentadas pela comissão avaliadora. Essa parte do PTSD tem como objetivo avaliar o treinamento auditivo do candidato.

 

 

 
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